Connect with us

17 DE MAIO – DIA INTERNACIONAL CONTRA A LGBTFOBIA

Notícias

17 DE MAIO – DIA INTERNACIONAL CONTRA A LGBTFOBIA

Esta sexta-feira, 17 de maio, é o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. Foi nesta data, em 1990, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID).

De 1948 a 1990, a homossexualidade foi tratada como doença, distúrbio ou perversão pela instituição. A data é mega importante para servir de reflexão sobre nossos direitos e dar visibilidade a todas as questões que cercam a população LGBTI+. As pessoas podem, então, vivenciar sua sexualidade sem que seja considerada anormal ou doente.

No Brasil, a data foi incluída o calendário oficial somente em 2010, através de decreto presidencial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Aqui, é onde mais morrem pessoas LGBTs em todo o mundo.

“Uma pessoa é assassinada no Brasil a cada 16h por sua orientação sexual ou identidade de gênero. Ao menos 8.027 lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais foram mortos em crimes de ódio motivados por homofobia entre 1963 e 2018.

Ainda este mês, no dia 23 de maio, o SFT voltará com a votação da criminalização da LGBTfobia, através da equiparação ao crime de racismo, tipificado na lei federal 7.716. Esse é o melhor caminho para que a violência que sofremos seja, ao menos, diminuída.

Então, levanta a cabeça, gay, é bora lutar. Ainda estamos longe de uma sociedade mais justa e que nos respeite da forma que somos, sem que a gente precise ficar sobressaltado toda vez que estivermos respirando.

Por B.G

Comments

More in Notícias

Facebook

Populares

Tags

To Top